terça-feira, 5 de abril de 2011

PRIMEIRAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS ESCOLAS

Escola Adauto Bezerra (Barbalha - Ce).


O projeto “Abordagem da caracterização sócio-ambiental da área do Geopark-Araripe e da bacia sedimentar do Araripe-CE, no ensino de Geografia de escolas públicas do Cariri cearense iniciou-se no mês de maio, quando foi desenvolvido o processo interativo entre os bolsistas, a supervisora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles Quental, o supervisor da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, o coordenador do projeto Josier e com os gestores do Geopark-Araripe.
Nesse período também foram realizadas as primeiras visitas ao escritório sede do Geopark-Araripe, as escolas envolvidas, incluindo a apresentação do projeto aos alunos. Além disso, ficou decidido o público alvo das atividades, sendo estes estudantes do primeiro ano do ensino médio em ambas as escolas.
Posteriormente teve início o reconhecimento das condições sócio-ambientais das áreas do Geopark-Araripe, no intuito de diagnosticar as relações sociais, ambientais e culturais que acontecem nestes locais, para em outro momento serem apresentadas aos alunos. Atividades estas desenvolvidas no mês de julho, aonde o primeiro Geossítio visitado foi o Colina do Horto, na oportunidade pudemos dialogar com o Padre José Venturelli, o qual é responsável pelo funcionamento do lugar. Neste espaço observamos não apenas a geodiversidade, mas também os aspectos culturais e religiosos muito presentes, podendo ser explorada em outra ocasião junto aos alunos.             Alguns dias depois visitamos o Riacho do Meio, o qual é um Geossítio que possui uma ótima estrutura física, podendo vir a servir em reuniões, encontros, aulas, palestras entre outras finalidades. Este caracteriza-SE como uma área com trilhas ecológicas e fontes naturais onde a fauna e a flora do Araripe estão preservadas, como o soldadinho-do-araripe e a samambaia-açu. É neste lugar que fica a pedra do morcego, repleta de história a respeito do cangaço e do cangaceiro mais conhecido do Nordeste, Lampião. Assim como A Colina do Horto, o Riacho do Meio além de ter uma importante biodiversidade, também possui traços culturais bastante relevantes.
Nesta visita tivemos a contribuição do Instituto Pró-Memória e de integrantes da ONG (Organização Não Governamental) Candeeiro das Trilhas, que buscam a interação entre o Geossítio e a população da área, pois o auxílio dos moradores do entorno , através de um excelente trabalho educativo, resultará numa forte e eficiente conservação do espaço.
Durante o mês de agosto realizamos a primeira atividade dentro das escolas, por meio de uma palestra abordando alguns elementos ligados ao meio ambiente como: biodiversidade, ecologia, ecossistema e biomas. Foi bem interessante, sendo neste momento o primeiro contato direto dos bolsistas com os alunos para a realização de um trabalho.
No mês de setembro foram decididas as temáticas para o desenvolvimento da segunda atividade, as quais foram os diversos tipos de poluição, problema este presente nas imediações das duas escolas. Foi levada em consideração a importância de salientar um tema que faz parte do cotidiano dos estudantes. Todo o mês foi dedicado a preparação da atividade, sendo feito o levantamento bibliográfico, o reconhecimento do percurso de campo e de toda a metodologia a ser utilizada.
Com isso, no mês seguinte foi realizada a primeira aula de campo, tendo vista analisar um percurso que evidencie os problemas ambientais existentes no entorno das duas escolas que participam do projeto, dando a oportunidade dos estudantes conciliarem o que foi visto na teoria na realidade prática em que cada um vive, dando-lhes a oportunidade de se colocarem como atores sócios envolvidos num processo de uma problemática social, para que os mesmos analisando esses problemas adquiram uma consciência cidadã participativa, busca maneiras e formas de atuação para buscar alternativas que viabilize uma mudança no quadro ambiental que foi observado. Deste primeiro momento surgiram alguns trabalhos de pesquisa, os quais foram apresentados na semana de iniciação cientifica da URCA, que logo estarão disponíveis nos anais do encontro. Outros trabalhos estão sendo desenvolvidos e serão apresentados no ENPEG 2011 (Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia), que irá se realizar em Goiânia – GO, no mês de Abril de 2011 na UFG.            
Após a realização de cada trabalho são feitas reuniões para avaliativas, buscando destacar os aspectos positivos e negativos, na tentativa de aperfeiçoar nosso trabalho. Vale ressaltar que todo o processo é definido em conjunto dos bolsistas e o coordenador do projeto, em reuniões realizadas semanalmente.

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