terça-feira, 7 de junho de 2011

VISITA AO PRIMEIRO GEOSSÍTIO - RIACHO DO MEIO


O GEOPIBID da URCA realizou mais uma atividade com os alunos do segundo ano das escolas Adauto Bezerra de Barbalha e Teodorico Teles de Crato - CE.
Diferentemente das outras atividades já realizadas pelo PIBID, essa teve um algo a mais que foi trabalhado com os alunos. Como o projeto principal visa trabalhar as realidade ambientais, culturais, políticas, econômicas dentre outras, tendo como foco de atuação o Geopark Araripe e a Bacia Sedimentar do Araripe, foi realizada a primeira aula de campo, onde os alunos puderam visitar e conhecer o Geossítio Riacho do Meio que fica localizado no município de Barbalha - CE, onde também residem próximo deste alguns alunos que participam do projeto.
No primeiro momento, antes da realização da aula de campo, foi trabalho com cada escola, seminários que visaram apresentar e caracterizar um pouco o que é o território do Geopark Araripe, bem como da Bacia Sedimentar do Araripe, dando ênfase maior a localidade do Riacho do Meio e do Caldas. Foram trabalhados com os alunos o conceito de Geopark e sua política de atuação, o surgimento do Geopark Araripe e aspectos ligados a esses como relevo, clima, Fauna, Flora, Espécies Endêmicas existentes na região, Geologia, Cultura local, Conflitos Sociais, buscando formar nos alunos uma consciência político-ecológico fazendo com que estes(os estudantes), despertem para as riquezas existentes em nossas região e a importância da preservação e conservação desta, além de trabalhar com a comunidade local buscando cobrar das autoridade públicas e privadas ações que vise a preservação dessa(s) localidade(s).


A aula de campo, como já foi citado anteriormente foi realiza na localidade do Riacho do Meio e Caldas, onde os alunos visitaram o parque ecológico Riacho do Meio que é um dos dez geossítios, que formam o Geopak Araripe. No primeiro momento foi realizado no mirante do Riacho do Meio um acolhimento por parte dos bolsistas do PIBID, supervisores, coordenador um acolhimento aos estudantes das escolas, a partir desse momento foi realizada um inter-atividade entre as duas escolas que formaram dois grupos para fazerem as trilhas do parque. Os guias que fazem parte de ONG: Candeeiro das trilhas (site: www.candeeirodastrilhas.wordpress.com) ficaram encarregados, juntos com os bolsistas do projeto, levarem os alunos a conhecer mais a fundo a localidade e suas respectivas riquezas, como o soldadinho do araripe (espécie endêmica da região), fauna e flora, aspectos históricos e culturais e as riquezas que águas cristalinas que jorram das fontes que surgem na chapada do araripe. Após essa primeira visita outra trilha ecológica foi realizada na Floresta Nacional do Araripe, onde visitamos o cruzeiro do Caldas, local privilegiado, que permite uma ótima visualização da Bacia Sedimentar do Araripe e da Chapada do Araripe.



Nesse momento os alunos observaram como se deu o processo de formação da BSA (Bacia Sedimentar do Araripe), através das explicações dos guias e bolsistas, bem como observa a forma que se da a recarga das fontes que eles avistaram anteriormente no território do Geossítio visitado, para encerrar o pequeno momento de confraternização.
A empolgação por parte dos alunos foi visível, principalmente pela atenção e curiosidades que os mesmo tiveram no decorrer do percurso da aula de campo, levantando questionamentos, debatendo sobre os assuntos, colocando o que já conheciam sobre a região, além de apontarem para a importância da preservação e conservação natural e da memória presente no local.

A próxima atividade que deve ser realizada é uma exposição de fotografias nas escolas, que deve ser apresentada pelo próprios alunos, visando que os mesmos possam repassá para os demais colegas que não tiveram a oportunidade de visitar a localidade se interagem dessas atividades. As fotografias a serem apresentas serão selecionadas pelos próprios alunos que estiveram presentes nesse aula de campo.

Algumas fotos encontra-se disponíveis no endereço do Facebook do GEOPIBID-URCA:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.109356455822992.18695.100002459136351

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares